Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução da logomarca e de outras imagens sem autorização prévia da editora.

Please reload

Recent Posts
Featured Posts

Juliana Mendes conta tudo sobre o lançamento de 'Porque Abri os Olhos'

15/08/2017

Juliana Mendes é mais uma das Estrelas da Ler que chegou no nosso time esse ano. Além do relançamento de “Porque Fechei os Olhos”, seu romance de estreia, que ganhará nova diagramação e revisão (além de pequenas alterações na capa), os leitores finalmente terão o lançamento de “Porque Abri os Olhos”, sequência da duologia. Conversamos com a autora sobre os livros e os preparativos para a Bienal.

 

Estrelas da Ler: Oi, Ju! A gente quer te receber aqui na Ler Editorial com carinho. Seja bem-vinda! Para que possamos conhecer um pouquinho mais sobre você, gostaria que nos contasse duas manias suas enquanto escreve.

Juliana Mendes: Muito obrigada, estou muito feliz por fazer parte desse time maravilhoso de estrelas! Então, eu tenho duas manias bastante clássicas. A primeira, é que se eu uso uma música para determinada cena, durante a escrita da cena tenho de ouvi-la, repetidamente. Além de passar horas antes de escrever ouvindo também. É algo que me climatiza total. E outra, é que preciso de sossego para escrever. Não digo silêncio, mas sossego. Eu tenho transtorno de déficit de atenção, então não consigo me concentrar com muitos estímulos ao meu redor, a não ser que eu tenha ido em busca desses estímulos para o próprio desenvolvimento da história.

 

Estrelas da Ler: Depois de ter sido best-seller de forma independente, agora sua duologia chega ao mercado com o apoio de uma casa editorial. Finalmente, os leitores poderão ler o segundo volume. Como tem sido o caminho até aqui?

Juliana Mendes: A estrada do autor não é fácil no nosso país, em especial o independente. Mas eu gosto de focar em coisas boas. Apesar das pedras, sempre encontrei no meu caminho pessoas maravilhosas, que me apoiaram e acreditaram no meu trabalho. Aquela frase que diz que sonho que se sonha junto, torna-se realidade é verdade absoluta!

 

Estrelas da Ler: Por conta da promessa que a Karen fez ao Andrew, veremos as coisas se complicarem em “Porque Abri os Olhos”. O que podemos esperar da relação desses dois personagens?

Juliana Mendes: Com certeza! Aliás, complicação é o que não falta na continuação! (risos) Tenho pena da Karen, mas tenho mais pena ainda dos times de Andrew e Paul. Acredito que teremos leitoras mudando de lado, se arrependendo, voltando atrás, me amando e me odiando. Adooooro e estou louca para ver as reações! (risos)

 

Estrelas da Ler: A construção dos personagens nos seus livros é feita sempre de forma muito intensa. Como a sua carreira de psicóloga influencia nesse processo?

Juliana Mendes: Completamente! Essa carga emocionalmente pesada que eu atribuo aos meus personagens, é baseada na maneira como observo e capto a essência das pessoas. E, não apenas, em situação terapêutica. Quando falei na questão acima a respeito de não conseguir prestar atenção com muitos estímulos ao redor, a não ser que eu tenha ido em busca desses estímulos, foi exatamente por isso. Muitas vezes (mas muitas meeeesmo), eu vou em lugares públicos e cheios, apenas para observar. Já vi tanta coisa acontecendo e que certamente passaram batidas a olhos menos atentos, que tenho um material humano vasto, incrível e impressionante!

 

Estrelas da Ler: Com o término dessa história, você já tem outros projetos em andamento? Pode falar um pouco sobre eles?

Juliana Mendes: Acabei de finalizar um projeto escrito a seis mãos, chamado Eduardo, Fernando e eu, juntamente com os autores Danilo Barbosa e Josy Stoque, sob a supervisão da produtora Gracielle Rattes. Tenho um chick-lit pronto e muito lindo, chamado “Nosso Quarto”, que está nas mãos do meu agente. Estou finalizando um erótico maraaaavilhoso e super diferente, chamado “Entrega”, que acredito que vai surpreender e arrasar! E, em seguida, começo a desenvolver uma história que já tem esqueleto, chamada “Decidi te esquecer”, um drama existencial feminino que vai arrebatar os corações da mulherada, com certeza!

Please reload