Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução da logomarca e de outras imagens sem autorização prévia da editora.

Please reload

Recent Posts
Featured Posts

As transformações no mercado editorial e os novos autores nacionais

16/11/2016

Conforme demonstram as pesquisas recentes, o número de leitores no Brasil cresceu consideravelmente. Hoje, quase 60% da população é considerada leitor e esses leitores costumam ler em média 1 livro por mês. Esse crescimento é motivado pelo aumento do nível de escolaridade dos brasileiros. Mas não é apenas essa mudança que tem impulsionado nosso mercado editorial.

Nos últimos anos, temos presenciado um grande aumento de investimentos em feiras e eventos literários, o que reflete diretamente nos hábitos de leitura dos brasileiros, assim como em toda cadeia produtiva do setor, que vem aumentando a produção e impressão de livros, e lançando, quase diariamente, novos autores no mercado nacional. Porém, nem tudo são flores e na contramão da alta de investimentos, nos deparamos com a queda no faturamento, reflexo da crise econômica que vem sofrendo o país e da paralisação dos programas do governo relacionados à aquisição de livros.

O mundo virtual também tem sido responsável por grande parte desse crescimento, ao facilitar o contato dos leitores com editoras e autores, além de permitir uma ampla divulgação das obras. Os blogs e canais literários postam resenhas, anunciam lançamentos, divulgam autores e criam assim uma grande repercussão entre os leitores.

As publicações independentes e os sites de venda de livros digitais, como a Amazon, também tem permitido o surgimento de novos autores e contribuído para o aumento da variedade de temas. Em contrapartida, os livros nacionais costumam receber pouca ou nenhuma atenção por parte da imprensa formal, talvez motivado pelo preconceito que ainda existe em relação aos autores nacionais contemporâneos, principalmente os que se dedicam a literatura de gênero.

Com o crescimento do setor, o mercado de pequenas editoras vem ganhando fôlego e cada vez mais se torna uma opção viável para os novos autores, que não encontram espaço no competitivo círculo das grandes editoras.

 

Catia Mourão – Autora e Editora da Ler Editorial

 

 

Please reload