Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução da logomarca e de outras imagens sem autorização prévia da editora.

Please reload

Recent Posts
Featured Posts

DE DONZELA A GUERREIRA

07/06/2016

 Ao longo dos anos muitos autores escreveram sobre o universo feminino e deram vida a personagens que representavam o mito das fantasias masculinas. Donzelas ou cortesãs, tímidas ou moderninhas, essas personagens constantemente eram retratadas como mocinhas incapazes de grandes feitos. Mulheres frágeis, que se deixavam levar por paixões impossíveis ou dependiam da intervenção de algum “príncipe” salvador.

Até pouco tempo era impossível imaginar um livro de ficção em que o destino do mundo estivesse nas mãos de uma personagem feminina, ou um romance em que a protagonista salvasse o mocinho de algum perigo mortal.

Mas para alegria de milhares de leitores isso está mudando.

No mesmo ritmo em que novos gêneros literários, destinados ao público feminino, vêm ganhando destaque nas prateleiras das livrarias, regados por uma boa dose de erotismo, drama e paixões arrebatadoras, as personagens femininas se transformam.

Determinadas e cheias de sensualidade, elas não tem medo de ir à luta para conquistar o que desejam. São mulheres poderosas, que se arriscam em aventuras fantásticas ou ocupam posições de destaque em suas carreiras. Tomam decisões importantes e assumem as rédeas de situações, até então, inimagináveis.

Romances clichês, em que o galã ama a mocinha, mas tem um empecilho que atrapalha a relação e os faz sofrer indefinidamente, estão perdendo lugar para histórias complexas, em que autores inovam, criando tramas sofisticadas, onde as protagonistas revelam traços de personalidade antes dedicados aos homens.

Assim como ganhamos força na sociedade, nossas personagens também se tornaram figuras à frente de seu tempo.

Princesas se modernizaram, deixando para trás a clássica fragilidade para incorporar personagens capazes de feitos incríveis. Perderam o ar ingênuo e se revelaram mulheres corajosas, por vezes transgressoras, que exploram sua sexualidade ou enfrentam os vilões mais ardilosos sem perder a feminilidade. E assim, conquistam cada vez mais leitores.

Romances intensos com dilemas atuais, livros de fantasia com um bom toque de mistério, textos picantes ou thrillers psicológicos, abrem espaço para narrativas que retratam a mulher moderna, revelando questionamentos e proporcionando reviravoltas dignas do vasto e complexo universo feminino.

Se antes éramos representadas pelo modelo tradicional de mulher frágil e submissa, agora somos reinventadas também na literatura.

 

 

Catia Mourão

Autora de Elos do Destino e da saga Mais Além da Escuridão

 

 

 

Please reload