Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução da logomarca e de outras imagens sem autorização prévia da editora.

  • Catia Mourão

Neste Natal, dê livros de presente!


O LIVRO

Livros são amigos que nos fazem sonhar, instigam nossa imaginação, tocam o coração, emocionam e compartilham experiências que não seríamos capazes de acumular nem que vivêssemos várias vidas.

Alguns livros são divertidos, outros nos remetem à infância, levam-nos por passeios históricos ou viagens deslumbrantes ao redor do mundo. Alguns fazem chorar, pensar, questionar, refletir. Mas todos, sem exceção, nos ensinam alguma coisa.

Livros ampliam nossa visão de mundo, nosso entendimento das situações corriqueiras da vida e daquelas profundas, que exigem tempo e dedicação para compreender.

O livro é um companheiro de todas as horas. Nas noites solitárias, nas viagens que parecem não ter fim, nas filas de espera, nas férias com praias ensolaradas ou campos floridos. Um livro ajuda a passar o tempo ou pode ser o motivo de buscarmos aquele tempinho só nosso, tão almejado, para relaxar e distrair.

Sabe aquela sensação (quase uma compulsão), de querer chegar à última página, ao fim da história, e ao mesmo tempo desejar que ela nunca acabe? E aquele cheirinho de livro novo, que acabou de sair da gráfica e foi parar em suas mãos? Para muitos, é mais poderoso que uma droga sintética.

Conhecer um personagem tão intenso, com pensamentos e emoções tão parecidas com as suas, que você gostaria que ele saltasse das páginas e se tornasse real, só para virar seu melhor amigo. Quem nunca?

E aquele livro que você pegou emprestado e ao final da leitura descobriu que não pode devolver, pois você está, irremediavelmente, apaixonado por ele? Isso não é legal, mas quem ama livros sabe bem do que eu estou falando.

Tem também aquele livro que é sua paixão maior, o livro mais amado do mundo, do seu mundo. Aquele que você já leu várias e várias vezes, mas sempre que surge uma edição nova você corre pra comprar, mesmo que seja apenas pela nova capa que ficou linda.

O livro perdido, que alguém pegou emprestado e não devolveu? Era o seu preferido e você não acha mais para comprar de novo. Você joga uma verdadeira maldição naquele amigo infiel que não devolveu o livro, mas no fundo você até entende, afinal, ele era tão bom que seria mesmo impossível não se apegar.

E quando uma criança recebe seu primeiro livro? Os olhos brilham diante daquele novo amigo, tão misterioso ainda, mas já tão amado. Lembra da sensação?

Como disse Mario Quintana: “Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.

Livro (do latim liber), que também significa liberdade (por que será?): objeto transportável, composto por páginas encadernadas, contendo texto manuscrito ou impresso e/ou imagens, que forma uma publicação unitária ou a parte principal de um trabalho literário, científico ou outro, formando um volume. Produto intelectual que encerra conhecimento e expressões individuais ou coletivas, mas que também é um produto de consumo, um bem.

Esse tal de LIVRO é mesmo uma coisa maravilhosa! Mas aqui no Brasil ele está ameaçado, como um animal em risco de extinção. Nossas maiores redes livreiras entraram em uma crise profunda e agora, por conta disso, nossos amados livros estão enfrentando uma grande dificuldade de chegar até vocês, leitores.

Por isso, se você que está lendo essa mensagem é um dos milhares de amantes do livro, neste Natal, dê um exemplar desse produto mágico de presente para quem você ama.

O livro agradece!

Clique aqui e visite nossa loja virtual

#literaturanacional #literatura #mercadoeditorial #autoresnacionais #destaque #Natal #livro

7 visualizações