Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução da logomarca e de outras imagens sem autorização prévia da editora.

  • Catia Mourão

E se os presentes de natal fossem apenas livros?


A mais linda tradição de Natal vem da Islândia, um pequeno país nórdico, conhecido por estar entre os mais desenvolvidos do planeta. Todos os anos, na noite de natal, o principal presente trocado pelos islandeses é um livro. A prática, além de evitar o consumismo exacerbado, também incentiva a leitura e promove a cultura.

Publicam-se tantos livros antes do Natal que a língua islandesa tem uma palavra só para esse fenómeno: Jólabókaflóð, que significa literalmente “a inundação de livros do Natal”.

E que deliciosa inundação! Lá, familiares e amigos passam o feriado trocando livros e lendo. Incrível, não é mesmo?

Mas não é só no Natal que os livros fazem sucesso. A Islândia é um país de leitores. A população ama ler e o país é o número um do mundo em publicação de livros per capita. As bibliotecas também são muito procuradas para empréstimos. Para se ter uma ideia, só em 2009 a biblioteca de Reykjavík, capital do país, emprestou 1.200.000 livros, e a cidade só tem cerca de 200.000 habitantes.

Apesar de ter uma média de apenas 329 mil habitantes, a Islândia tem uma relação tão forte com a leitura que o país possui mais leitores, mais escritores, mais livros publicados e lidos do que qualquer outro país no mundo, de acordo com a BBC.

Bem que essa tradição natalina podia pegar por aqui. Os pontos positivos seriam muitos, desde a economia financeira e a sustentabilidade, até a promoção de hábitos simples e prazerosos que estão cada vez mais esquecidos.

Uma noite em casa, com pessoas que amamos, depois de um jantar em família em que foram trocados livros. Fala verdade, existe melhor desculpa para passar boas horas lendo?

Promover a leitura é muito simples, basta incentivar um leitor a aproveitar todo prazer que as páginas de um livro podem proporcionar.

Que tal começar isso também no Brasil, para que a troca de livros vire uma tradição apreciada e valorizada por todos?

E você, tem o costume de dar livros de presente no Natal? Conte pra gente!

#literaturanacional #literatura #curiosidades #mercadoeditorial #Natal

244 visualizações