Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução da logomarca e de outras imagens sem autorização prévia da editora.

  • Kel Costa

Páscoa: tradições e curiosidades🐰


A Páscoa pode ser considerada uma das mais importantes datas comemorativas do mundo, sendo a mais antiga festa cristã. Ela marca o final da Semana Santa e celebra a ressurreição de Cristo.

Tradicionalmente, é um feriado familiar, onde são realizadas trocas de afeto e pedidos de mais amor, fé, esperança, além de agradecer pelo sacrifício de Cristo em prol de todos nós.

Aqui no Brasil, a comemoração envolve presentear os entes queridos com ovos de Páscoa cada vez maiores, mais recheados e, geralmente, mais caros. Mas você conhece as tradições de outros lugares do mundo? O que tapetes coloridos, omeletes gigantes, desfiles de fantasias, pão doce e pipas poderiam ter em comum? Que tal conhecer algumas curiosidades muito bacanas sobre esse feriado tão tradicional?

# França – É tradição em alguns locais, um festival de rua onde a Confraria Mundial da Omelete Gigante de Páscoa (sim, isso existe!) prepara uma omelete com 15 mil ovos. Imagina, substituir seu chocolate por omelete!

# Guatemala – Possui diversas celebrações, mas a maior celebração mesmo está em Antigua, onde as ruas da cidade são com tapetes enormes e multicoloridos. Alguns chegam até um quilômetro de comprimento!

# Estados Unidos – Eles também possuem os ovos, mas de galinha. A tradição lá é esconder ovos de galinha cozidos, pintados e decorados para que as crianças saiam em busca deles. Os de chocolate até existem por lá, mas costumam ser bem menores do que aqueles vendidos no Brasil.

# Bermudas – Como uma representação da ressurreição de Cristo, é tradição soltar pipas de diversos formatos, lindas e coloridas, durante a sexta-feira. O céu, com certeza, deve ficar uma beleza só!

# Polônia – O país tem duas tradições bem curiosas. A primeira é sobre o famoso “Pão da Páscoa”, que costuma ser preparado para o feriado, mas há uma observação: o dono da casa não pode ajudar no preparo ou o bigode dele ficará cinza e a massa desandará. A outra tradição é chamada de “Dyngus”, onde as mulheres costumam ser molhadas pelos homens, com perfumes ou água. A tradição é vista como forma de purificação, mas em alguns vídeos no YouTube o que a gente vê é muita mulher levando balde d’água na cabeça.

♥ Você sabia?

Lebres e coelhos costumam ser usados para retratar a data por serem símbolos da fertilidade herdados de antigas celebrações pagãs.

É muito interessante ver tradições tão diversificadas e que, às vezes, nos parecem tão estranhas. Mas sabemos que independente do tipo de comemoração, o que importa é que a Páscoa é tempo de renovação, de amor e de agradecimentos por tudo o que temos nessa vida. Desejamos um ótimo feriado para todos, uma Páscoa abençoada e muito feliz!


→ Ei! Antes de ir embora, já se perguntou se não seria legal trocar o ovo de Páscoa por um livro? Na nossa loja virtual você encontrará vários títulos incríveis. Não deixe de passar por lá!

#curiosidades #KelCosta

12 visualizações